INFORMATIVOS



Piso de Porcelanato


A principal vantagem do porcelanato em relação às rochas ornamentais é sua resistência superior – mecânica, ao desgaste e a manchas. Além disso os porcelanatos são mais leves, por ter espessuras menores, e a variação de cores entre placas é mais previsível – você pode verificar o grau de variação por produto na loja. Assim você corre menos risco de se decepcionar, como acontece quando chega o mármore e você acha que o tom ou os veios da amostra que estava na loja eram mais bonitos.

piso de porcelanato branco

Para obter essa uniformidade e esse branco absoluto no piso, tem que ser porcelanato. {C&J}

Também existem porcelanatos que imitam mármores e granitos, alguns até madeira, couro, metal e tecidos. Mas, não sei você, nunca vi uma imitação que fosse mais bonita que sua fonte de inspiração. Mas, no fim, tudo vai depender do objetivo do seu projeto e de suas prioridades.

Mármore Skye

Este revestimento lindo, na entrada do restaurante Skye em SP, é mármore. É uma proposta bem diferente, aqui não caberia porcelanato de jeito nenhum.

Porcelanato moderno

Esta é uma novidade da Elizabeth. Deve ser interessante para uma garagem moderna, ou para dar um toque de tecnologia em um ambiente.

piso de porcelanato madeira

Este piso é de porcelanato, da Portobello.

Para utilizar porcelanato que imita madeira é importante lembrar que o rejunte é necessário e fica visível. De longe ou em fotos não dá pra perceber tanto, mas se você está em pé e olha para o chão vai saber que tem algo estranho. Por isso, quanto menores as placas ou maior for o ambiente, os rejuntes ficarão mais explícitos, coisa que ninguém espera ver em um piso de madeira de verdade. Por isso acho bem delicado usar esse tipo de acabamento em lugares onde tipicamente estaria um piso de madeira. Pode ficar com aquele ar muito óbvio de “queria madeira mas não tinha dinheiro”, sabe? E você pode fazer um piso maravilhoso sem ter que recorrer à imitação.

banheiro madeira

Mas se o conceito do seu banheiro é que seja aconchegante e com cara de sala, talvez o porcelanato seja uma boa alternativa. {Portobello}

cozinha de madeira

Ou quem sabe dar para a cozinha da varanda ou da piscina um visual menos comum? {Portobello}

deck piscina madeira

Ou até inovar para tomar sol em volta da piscina? {Portobello}

Um ponto de atenção ao escolher o porcelanato para áreas externas ou úmidas é que ele pode ser bastante escorregadio se estiver molhado, especialmente se ele for do tipo brilhante e super liso.

E, por falar em brilhante e liso, este também é o tipo mais delicado para se manter. Não deve ser utilizado em áreas de muito tráfego ou onde possa ter contato com materiais abrasivos, pois ele arranha mais que os outros, e o arranhão fica mais visível. Então, na casa de praia, por exemplo, que sempre tem areia pelo chão, utilize os foscos ou polidos, só por garantia. Mas fique tranquilo para usar na sala ou no quarto, ele é muito resistente.

Outra variável importante, principalmente do ponto de vista estético, é o acabamento lateral de cada peça. Ele pode ser retificada ou não. Quando as placas não são retificadas elas apresentam aquela curvinha perto do rejunte, que nem azulejo de antigamente, sabe?

Repare nas paredes, como tem mais sombra perto dos rejuntes, são as curvinhas nos acabamentos laterais. {Portobello}

porcelanato retificado

Este é o acabamento retificado. Tudo retinho! O rejunte fica bem mais discreto.

O acabamento retificado deixa a placa completamente plana, diminuindo o destaque aos rejuntes, dando mais uniformidade ao piso acabado.

Olha que piso lisinho. O acabamento lateral retificado ajuda a dar esse visual. {Portobello}

Quando você decidir pelo piso da sua casa, relembre seu objetivo, o conceito do ambiente. O piso branco, ou bege, de porcelanato liso, brilhante, como acima, deixa o ambiente bem moderno, até frio.

sala porcelanato

Você pode "aquecer" os ambientes usando tapetes e cortinas. Compare com o ambiente da foto anterior para ver a diferença. {C&J}

E, para quem quiser aprender a escolher tapetes, visite o nosso post sobre o assunto AQUI.

paginacao de piso

Mas você pode brincar com a paginação do piso também. {NeoStone}

A mistura de peças foscas e brilhantes, mas da mesma cor, fica muito bonita e dá movimento sem carregar o ambiente.

piso listrado

Então decida o que você espera do seu piso e faça sua escolha. Porcelanato tem qualidade e é muito bonito.

DESTAQUES




By Lans Web